12/04/2012

A Psicologia do Cinza na Parede

Olá pessoas que eu amo,
Estou muito feliz com a chegada de novos rostinhos no quadro de seguidores :)
Sejam muito bem vindo(a)s e sintam-se em casa.
Me aguardem que logo logo assim que puder, chegarei por aí para retribuir sua visita, OK?
********
Minha ausência nesses dias, deve-se ao fato de estar cuidando de muitos assuntos lá da loja. Pra você que está chegando agora, trata-se da nossa loja de antiguidades chamada Brechó do Frei. Caso queira conhecer, pode dar uma entradinha aqui pra dar uma espiada na galeria, que tem muitas peças novas e interessantes (pronto já fiz minha propaganda, rs).
E como vocês já sabem... quando marido viaja, a coisa fica toda por conta da Anitinha.
Aproveitei também os dias do feriado, para terminar as transformações no quarto dos filhos, que depois venho mostrar pra vocês... 
 Usei também o tempo livre, pra mudar mais uma vez a cara do blog (não adianta que não me aquieto quanto a isso). 
Espero que não incomode muito vocês, essa coisa quase que trimestral que eu tenho de inventar um novo layout. 
Sei que isso não é certo e que deveria sossegar para manter uma identidade visual para o Casa da Anita...
but, quando vejo já fiz, hehehe.
********
Well, explicações dadas... vamos ao assunto de hoje.
Ninguém pode dizer que a cor não tem um significado. Afinal a cor é mais do que o revestimento da parede ou uma almofada jogada no sofá. Sabemos que ela tem um efeito direto nas nossas emoções, podendo afetar o comportamento em nossas vidas. 
Então, precisamos pensar bem quando decidimos jogar uma determinada cor no ambiente, principalmente quando estamos falando da pintura de uma parede, que não vamos estar mudando toda hora, não é mesmo?
O cinza representa intelecto, conhecimento e sabedoria... 
Segundo comentário de Josh Taylor, ele é a única cor que não tem efeitos diretos sobre o psicológico, na verdade eu não sei se isso é fato, pois a mim deprime um pouco...  
Mas, como existem  mais tons de cinza do que se possa imaginar, vamos olhar as imagens para opinar



060109_greyBathDbl.jpg

Eu confesso que não pensaria em usar cinza num quarto de bebê, mas tenho que admitir que ficou interessante e divertido com adição de outras cores.


Existe uma dica,  que diz o seguinte:  se pintar a parte debaixo (1/4 da parede) de cinza, e a parte superior (os outros 3/4 da parede), com branco... cria-se a ilusão de aumentar a altura do quarto...
060109_greyBed3.jpg


Um ponto positivo na parede cinza, é que podemos ousar nas cores dos móveis

Outra proposta bacana de parede cinza em quarto de bebê
Imagens: houseofanais / summerthorntondesign/ anamama

Enfim, não acredito que eu conseguiria viver na monocromia do cinza e ainda assim sorrir, mas aceito que seja uma cor elegante e de gosto refinado... uma parede cinza suavizada pelas listras brancas, como mostrada numa das imagens acima... já me agrada bem.
E você? Teria ou já tem paredes cinzas na sua casa?
Mas é assim tudo cinza, ou o ambiente é pontuado por alguma outra cor?
********
Óh, hoje à noite (daqui a pouquinho) marido chega de viagem, então vou ter mais tempo pra mim... com isso, à partir de amanhã devo poder visitar o cantinho de vocês, que deve ter um monte de novidades que andei perdendo...



33 comentários:

  1. Oi Anita!

    Gostei do novo visual, ficou bonito.
    Eu gosto de cinza, principalmente esses escuros que você mostrou, mas dá um certo receio, dá aimpressão de que ficará escuro...
    Aqui em casa sonho em colocar um tom azul acinzentado, mas até agora ainda não consegui ir comprar a tinta, espero que fique bom.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  2. Oi Anita,
    Não é a minha cor favorita na decoração, mas gostei muito daquele papel de parede cinza e branco (listrado).
    Beijos 1000 e um meio de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  3. Anita, eu particularmente não usaria cinza em quarto de bebê que não fosse na tonalidade gelo, mais pastel.
    Achei os tons grafiti muito pesados para os quartinhos daqueles que estão entrando em contato com este mundo pela primeira vez.
    O tom que aparece na primeira imagem é o meu favorito, tem marron na composição, pelo menos é assim que enxergo.
    Cinza e salmão também casam perfeitamente.
    Lindo post, amei.
    Também tenho preparado um post sobre cinza, uma cor que aprecio muito.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  4. Boa noite querida, lindas imagens mas o cinza escuro me dá uma impressão de algo sombrio, já o claro me agrada mais. Não usaria em minha casa ou em qualquer outro lugar, o escuro!!! rsrsr. Bjs

    ResponderExcluir
  5. gostei do quarto cinza com listras parede, mas acho que faltou um pouco de cor, então minha preferida é a que tem amarelo junto na decor!

    bjus !1

    ResponderExcluir
  6. Olá Anita

    Eu gosto e em minha sala tenho uma das paredes com papel nesta cor.

    Acabo de criar o grupo AMIGA DA MODA no FB e gostaria que vc participasse. Ao menos venha conhecer.

    https://www.facebook.com/groups/amigadamoda/

    BJ00000000...........
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  7. Iniciando, digo que não és a única a mudar o layout do blog com frequência. Também adoro fazer isso.
    Adoro o cinza em todas as suas tonalidades, mas confesso não ter pensado ainda em paredes cinza. Mas, desde que não todas e com algum toque, mesmo minúsculo, na decoração em tom quente como vermelho, laranja ou dourado, penso ficar interessante.
    Beijinhos,
    Beth

    ResponderExcluir
  8. Oi, Anita!
    Gostei bastante da mistura cinza, branco e rosa que aparece numa das fotos. Achei chique e até ousaria. Mas tudo muito cinza não é a minha cara, não. Eu amo cor! rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Anita, eu teria sim um ambiente cinza, mas claro que amalgamado com outra cor... Pq o cinza é meio mortinho, coitado. rs

    Essa seleção está muito linda,principalmente o dormitório com listras no branco e cinza.

    Eu gostei muito também dos ambientes cinza azulados, esses tem mais a minha cara.

    Potagem pra lá de especial! Parabéns.
    bjs lindeza e até mais!
    :D

    ResponderExcluir
  10. Ei Anita!!
    Eu acho bonito mas não colocaria na minha casinha!!Como vc. mesmo disse tenho a impressão de que teria dias que olharia para a parede e me sentiria triste!!!rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa lindona, vc realmente é inquieta! Hsss
    Mudar o lay out novamente não é para qq uma, só para a Anita!!!!
    Lindona, adorei sua postagem e assim como vc acho q não conseguiria ficar somente no cinzão. A cor não me deprime, mas precisa de complemento colorido para me encantar. Hssss
    Bjokinhas e dia destes vou aparecer lá no Brechó do Frei para conhecer. Dia destes estive em Montevideo e qdo vi umas lojas de mõveis antigos me lembrei na hora de vc.
    Bjokinhas e excelente dia para tds nós. ;D

    ResponderExcluir
  12. Olá Anita!!
    Nossa, eu amo o grafite na decoração, acho uma cor muito elegante. No meu hall pincelei uma parede com essa cor e pendurei nela um espelho veneziano. O ambiente ficou bem charmozex. Vou enviar foto do resultado para o seu e-mail e se quiser pode postar aqui no seu blog.
    Só fiquei triste com uma coisa...eu ainda não estou linkada aqui e nem tenho vc como uma de minhas seguidoras. Há um tempão que já te linkei e estou seguindo, se puder retribuir a gentileza vou ficar feliz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá Anita!
    Adorei o novo visual do seu blog!
    A cor cinza na minha opinião é muito chique, elegante! Gosto de cinza claro. Combinada com outras cores, vermelho, por exemplo, acho lindo! Adorei as inpirações! As fotos n° 5 e 7 são a minha cara! Lindo!
    Beijos, Laine.

    ResponderExcluir
  14. Ótima seleção de imagens, Anita!
    Eu não arrisco usar por enquanto, mas quem sabe...
    Bjão!

    ResponderExcluir
  15. Sabia q tem uns 10 dias q tô pensando em por uma parede cinza aqui na sala??? Mas ainda não decidi se coloco cinzinha ou CIIIINZA...

    olha isso: http://3.bp.blogspot.com/-mXLH0iKgG6M/TrbUolWBSQI/AAAAAAAAAWM/IKe677Y_Sm8/s1600/parede+cinza.jpg

    Seria mais ou menos assim...o q vc acha?

    mil bjs

    ResponderExcluir
  16. Anita querida,
    ADOREI a parede cinza com o móvel amarelão. Um luxo visual!
    No feriado fui p a casa da sogra na cidade vizinha(longe) e estou com um monte de encomenda de toalhinhas atrasadas.
    Quero ver as novidades que vc andou fazendo e o layout do blog ficou legal.
    Bjs carinhosos,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi. Gosto das composições criadas. O cinza fica muito lindo com amarelo... cria um ar moderno e sofisticado. Bjo

    ResponderExcluir
  18. Também não seria 1ª opção...mas até que gostei de alguns ambientes! Num quarto de bébé jamais!!!!! Muito deprimente não?? bjs

    ResponderExcluir
  19. Anita, adorei esse novo layout!!!!
    a mocinha sobre a casa tá uma graça!!
    olha, eu fui num ape em construção outro dia e estavam pintando num cinza clarinho, e o gesso era branco, num trabalho lindo. Não estava mobiliado, mas alguns prédios estão adotando essa cor pras paredes e estava ficando lindo. Talvez aninha ainda ficasse com um bege se fosse escolher, mas dava pra ver que ficaria bem bacana. Já os escuros eu ficaria triste, pois não gosto de ambiente escuro.

    bjinhos amiga, força na peruca que vc dá conta de tudo, hehe

    ResponderExcluir
  20. Oi, gostei do novo layout. Quanto ao cinza, acho sim que dá um ar refinado ao ambiente, mas deve ser usado com cuidado para não pesar demais, principalmente os escuros. Acho que não usaria na minha casa, a menos que fosse num tom bem clarinho e com a presença de outras cores mais alegres para contrastar. Bjs
    sissy-atelier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Anita querida, fico pensando se você tivesse mais tempo... o que faria? nooossa vc faz muito mesmo, não para de fazer e ainda acha que nem faz tanto,hehe, amei esse post, tem uma imagem ali dum quarto antes de uma imagem com rosa, que eu amei, quero prá mim, acho cinza muito chique,adorei a dica de metade cinza e metade branco, essa combinação é um espetáculo. linda seleção, maravilhosa explicação, amei tb o visu do blog, eu enxergo assim, a mudança, é como tirar a poeira,bater as almofadas, encher de flores e cheiro bom a nossa casa e vc nos recebe sempre com tudo isso, eu entendo, compreendo e pratico,ehehe, "c", sabe né,amiga,"cemu" parecida, na inquietude",mas vc me ganha, na agilidade com tanta coisa que abraça, parabéns, bjitos.

    ResponderExcluir
  22. Anita querida!!!

    Seu blog ficou lindo!
    Amei suas inspirações...adoro cinza com um toque de rosa ou amarelo!


    Bjss querida e uma ótima quinta!

    http://toutlamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Anita querida!!!

    Seu blog ficou lindo!
    Amei suas inspirações...adoro cinza com um toque de rosa ou amarelo!


    Bjss querida e uma ótima quinta!

    http://toutlamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Bom dia minha amiga mais que querida.
    Passei para deixar um abraço e espiar o novo layout.
    Você é mesmo assim, mulher de decoração e de coração. Vive mudando e sempre para melhor. Adorei. Beijocas.

    ResponderExcluir
  25. Anita!!Quantas idéias lindas por aqui...show!!
    adorei te ver no meu bloguito!!
    bjs
    fernanda

    ResponderExcluir
  26. Oi Ana, acho que agora vou conseguir te enviar um comentário: Só ficou faltanto o cinza com vermelho, que é a cor da minha sala. Bjks. Ana do Manoel (Ana Viegas, melhor assim)

    ResponderExcluir
  27. Olá amiguinha,
    muito lindas estas opções de decoração.
    O seu cantinho também está muito personalizado e elegante! Um beijinho querida,
    mel e jasmim

    ResponderExcluir
  28. Oi Anita,
    Concordo que não é qualquer pessoa que consegue usar o cinza, mas eu particularmente adoro. É muito bonito, principalmente em tons mais escuros que realçam o mobiliário e acho que deixa o ambiente mais aconchegante com uma boa iluminação. Na verdade quando eu puder ter o meu cantinho definitivo quero ter ao menos um ambiente todo em preto, sempre preferi os tons mais sóbrios...

    Bjs,
    Fabi P.S

    ResponderExcluir
  29. Oi Anita,
    Concordo que não é qualquer pessoa que consegue usar o cinza, mas eu particularmente adoro. É muito bonito, principalmente em tons mais escuros que realçam o mobiliário e acho que deixa o ambiente mais aconchegante com uma boa iluminação. Na verdade quando eu puder ter o meu cantinho definitivo quero ter ao menos um ambiente todo em preto, sempre preferi os tons mais sóbrios...

    Bjs,
    Fabi P.S

    ResponderExcluir
  30. Tenho um quarto pintado todo cinza. Quando decidi arrisquei e até pensei que pudesse escurecer, mas não! Deu um efeito bem bonito como o teto branco. Pelo feng shui ele é ideal para usar em locais onde haja conversação pois ele traz equilibrio e sabedoria, favorecendo as amizades. O quarto em questão é de adolescente, tanto melhor! Mas já vi cozinha pintada de cinza e ficou bem bonita! Beijus,

    ResponderExcluir
  31. Oi Anita,
    adorei seu blog..
    estou reformando meu apê para mudar... vou pintar uma das paredes de cinza, quero um ciza médio (nem escuro e nem mto claro) rs.. mas to com medo de errar o tom na hora de comprar...

    passa no meu blog depois: http://diariodonossoape.wordpress.com/

    bjs
    Helaine

    ResponderExcluir
  32. Pintura residencial no Rio de Janeiro: http://pinturaresidencialrj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá! é minha primeira vez por aqui, parabéns pelo blog. Estou com a reforma do meu escritório, coloquei a marcenaria em um tom de cinza bem clarinho com detalhes em cinza escuro, e os moveis em tons de branco e preto. Minha iluminação ficou muito legal, com muitas luzes indiretas,porém brancas. Estou querendo pintar minhas paredes em um tom de cinza médio, pra que os moveis de marcenaria se sobressaia. O que acha? Ahhh colocarei os objetos de decoração assim como quadros com tons de amarelo e azul bic.

    ResponderExcluir

O que me impulsiona a preparar cada postagem, é saber que você vai vir... vai ler... e vai comentar... Obrigada!