12/06/2011

Chiquita(?) na Casa da Anita

Olá Gente Querida,
A história é a seguinte: a cerca de uns 15 dias, quando fui molhar as plantas da varanda, dei de cara com um ninho feito no xaxim ... euzinha inocentemente coloquei a mão pra ver melhor (sim, porque eu só vejo bem com as mãos sabia dessa?), e nesse momento fui surpreendida pelo vento das asinhas do passarinho, que quase esbarrou no meu dedo e saiu lá de dentro feito um louco.
Foi tudo tão rápido, que na hora não deu pra ver nada, nem cor, nem tamanho, nada.. só deu mesmo pra sentir o vento, hehe. Olhei então dentro do ninho e vi que não tinha nenhum ovito, achei que "ela" não voltaria mais depois do susto que levou...
Me enganei,  no dia seguinte lá estava ela (ou ele sei lá ) na mesma Bat hora e no mesmo Bat local... e assim tem sido diariamente. O horário de chegada gira em torno das 17:30/ 18:00hs e o de saída por volta das 6:00hs.

Resolvi então dar uma pesquisada no Sto Google, pra ver a que espécie pertencia o meu hóspede... e descobri se tratar do  Coereba flaveola , mais conhecido como caga sebo... sebinho... mariquita... sebito... Chiquita ( prefiro essa opção... é um nome menos feiinho)...
Fotógrafo:  Berlie Braga
Na verdade não sei se é pra rir ou pra chorar, mas como não sou supersticiosa vou acreditar que ele(ela) tenha vindo me trazer boas novas. 
Dizem que onde esse tipo de passarinho constrói um ninho é sinal de mau agouro...Afffffffff ... era só o que me faltava, Anita se levantando de um momento buraco negro...e o "caga sebo"( êta nominho) rondando a área... Não Acredito nisso, acho que todas essas criaturinhas fazem parte das belezas criadas por Deus.


Segundo Informação Daqui " Fazem ninho esférico que pode ser de dois tipos, segundo sua finalidade:
1) construído pelo casal para reprodução, o qual é relativamente alto e bem acabado, de acesso pequeno, superior e dirigido para baixo, coberto por longo alpendre que veda a entrada ( não é desse tipo o ninho que está na minha planta)
 2) construído para descanso e pernoite, o qual é menor, de construção frouxa e com entrada larga e baixa (esse é o tipo que tem aqui).  Por isso agora tenho quase certeza que é um "Chiquito" e não uma "Chiquita"que veio morar  dormir aqui...


À primeira vista é muito parecido com o bem-te-vi, só que é bem pequeno, cabendo na palma da mão. Gosta muito do néctar das flores, que disputa com os beija-flores. Do mesmo modo, frequenta avidamente os bebedouros com água açucarada. Chama a atenção quando fica pendurado com a cabeça para baixo, tentando alcançar uma flor. O macho constrói seus ninhos esféricos apenas para dormir neles, mesmo fora do período de incubação.

Gente ele/ela é muito pequenino mesmo (tem no máximo uns 10cm), é um bem-te-vi subnutrido, hehehe..mas é uma fofurice.

Well, diante das informações do texto acima e também pela quantidade de noites que ele/ela  já está por aqui e até agora nada de ovito... concluí que o ninho foi construído mesmo, só para pernoite. (que peninha queria que tivesse filhotinhos, imagina só uma "caga sebada" morando aqui... do que mais Anita iria precisar?) hehehe.


O que eu sei é que nessa época úmida, preciso apelar para um secador de roupas móvel na varanda, porque só o da lavanderia não da vazão... e até agora ele/ela(?) não deu nenhuma "cagadinha" sujadinha nas roupas.
Nem na cabeça da Anita que toda noite vai lá embaixo do ninho bater um papinho, aliás foi durante o papinho de ontem que consegui a melhor foto, já venho tentando outras... mas essa foi a melhor que consegui para mostrar a vocês meu novo(a) hóspede, ó ele aí ( ou será que é ela??? )


Não importa...eu só sei que é uma belezinha, não é???

O que acharam? Classifiquei certinho, ou você acha que é outro tipo de passarinho?
E quanto a crendice, o que você me diz? 
  {Tenham um ótimo Domingo}





                                                      









































28 comentários:

  1. Tirou uma foto dela(e)??? Só vc!!!
    Só falta tentar "craftar" o ninho...Imagina?
    Ninho vintage???
    Spray branco ou turquesa?
    Passarinho de tecido, para ocupar o ninho nas horas vagas...
    kkk
    Vc sabe q eu tô brincando, né?
    Diferentemente da superstição,"chiquita(o)", só pode trazer coisas boas, eu acho, e talvez, quem sabe, um ovinho de brinde!!!
    Meu Deus...comentei demais...isso é um acontecimento!!!
    Chiquita(o) faz milagres!!!kkkk

    Mil bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda, amei a Chiquita e com certeza vc já ficou mais feliz com a preença dela e será mais e mais feliz, beijos, um bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. ´´OLA,TUDO BEM COM VC?TEM SELINHO PARA VC LA NO MEU BLOG CROCHE LILAS,PASSA-LA PARA VC PEGAR.BEIJOS E FICA COM DEUS.´´

    ResponderExcluir
  4. Anita, muito fofo seu novo hóspede :)
    Olha só, não pensa nessas superstições não, sei que elas nos assombram, mas deixa elas de lado, rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ola Anita

    Pode ter a certeza que ele veio lhe trazer muita sorte.

    Um lindo domingo
    BJooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anita!!
    Que coisa mais linda!!
    Isto é vida,alegria,é o poder da natureza que em sua sabedoria procurou um lugar"do bem" para se aninhar confortavelmente !!
    Não ligue para superstição(se elas fossem algo preocupante eu estaria frita:um gato preto já pulou por cima de minha cabeça em plena sexta feira treze!!Pode???rsrsr)
    Então, cuide bem do seu pequeno hospede em breve ele pode trazer uma namoradinha para encher esse ninho de ovitos!
    Beijão,
    Lélia

    ResponderExcluir
  7. Chiquita fofa amiga.
    Eu tmb não sou superticiosa, nem ligo pra isso.
    Amei o look do post anterior, da-le huva heim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Anita, liga pra essas besteiras não. Um pássaro lindo assim é coisa de Deus, pode ter certeza.
    Bjka

    ResponderExcluir
  9. Oi Anita, não acredito nessas crendices, pura bobagem, tô mais como você é delícia ter uma criaturinha de Deus tão pertinho assim. Quer saber gostei da idéia da Lu da craftar o ninho, mas claro que depois que o hóspede desocupar.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. Eu nao escuto as lendas... ja escutei muito e não vivia. Pássaro é benção! Eu nao entendo nada , mas que vc esta saindo uma excelente ornitologa... ah isso tá!!(risos). Eu ia dizer que era um bem te vi, mas depois das explicações e fotos.... É mesmo um caga sebo. bjs.

    ResponderExcluir
  11. Anita,tem selinho lá no meu blog pra você,Beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Eii Anita querida...

    Lindo o seu hóspede, uma fofura.
    Acho que ele chegou para levar felicidade e alegria para o seu lar!!!

    Bjss e uma maravilhosa noite!

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oii....
    Curte muito este novo vizinho...afinal a natureza sempre é uma bençao!
    Realmente ele é muito parecido com o bem-te-vi.
    Por aqui tenho viistas de muitos passaros...agora mesmo ta a maior fulia aqui na area da rua...umas andorinhas se acasalando e fazendo ninhos nos pilares.
    Amo todos eles.
    Boa semana
    Cris
    http://artesanatodelacres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não falei que a vida traz bençãos?É só querer ver, e vc foi abençoada por esse passarinho....que mau agouro o que!!! Vc foi abençoada..rss..de vez em quando, aparece na minha garagem que tem umas plantinhas, um passarinho pequetico vem catar resto o meu xaxim, pra fazer ninho e cisca tudo...rss...somos abençoadas....um beijo no coração.

    ResponderExcluir
  15. Anitaaa!!!
    Não esquenta c/ essas história de azar, nunca vi animal nenhum dar azar (só o homem é que dá azar aos animais).
    Aqui em casa tinha um pé de jabuticaba e era um verdadeiro berçário. Tinha ninho de pombinha, sebinho, saíra...e nunca deram azar.
    Só que os sebinhos que passavam por aqui eram de outra cor, um marronzinho c/ listas num tom mais escuro (não eram enfeitados como o seu).
    Esse seu tá parecendo um tipo de saíra,,,sei lá.
    Beijitos pra ti e adivinha quem é a anônima???

    ResponderExcluir
  16. Oi Anita,
    Sorte a sua ter um sebinho ou cambacica como chamamos por aqui, aí na sua sacada!
    Bons agouros com certeza!
    Adorei o post e fofo!
    Grande beijo,
    jud-artes

    ResponderExcluir
  17. OI, ANITA!!! QUE LINDIHO O CHIQUITO! NEM PENSE EM MAU... JÁ VIU COISA MAIS LINDA QUE UM NINHO? SINAL DE ACONCHEGO, CARINHO! A NATUREZA TEM MUITO A NOS ENSINAR, NÉ?
    TAMBÉM PENSEI QUE FOSSE BEM-TE-VI!

    BEIJOSSS DE BOA SEMANA!!!!

    ResponderExcluir
  18. Muito fofinho mesmo! Deixa ele por aí.

    ResponderExcluir
  19. Oi querida!!!
    Eu acredito numa coisa...Deus envia pequenos mensageiros como este para suavisar o nosso dia, eu amoooo qd aparece um desses no meu jardim!
    Adorei a cara nova do blog!
    Obrigada pelas visitas, passe por lá depois, eu postei a Coleção Religiosa!
    Bjinsss!!!

    ResponderExcluir
  20. Ola, vi seu blog la na Eva, e vim conhecer, que fofo estes passarinhos sempre estão aki no jardim, sabiá tambem, pombinha rola tambem...realmente criados por DEUS, adoro ver ninho no jardim, bjs DEYA

    ResponderExcluir
  21. oi anita linda...eu achei o seu amiguinho chiquito(pode ser?) muito fofinho...que pena que não tem ovinho, pensou ter uma ninhada de filhotinhos? iria ser o máximo....e eu achoq ue não tem nada haver esse négocio de mal agouro....Pode curtir seu novo amiguinho a vontade...rsrrs

    Bjão e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  22. Esse passarinho, com certeza, é boa notícia... alegram a gente e é sinal de que encontraram, em teu cantinho, a tranquilidade que precisam!!! Acho que preciso observar mnais os que aparecem aqui - não sei dizer sobre eles tudo que mostraste aí!!! Abs. e boa semana!

    ResponderExcluir
  23. Anita QueridA, q maravilhoso revê-la aqui com suas postagens lindas e tb nas visitinhas da net.
    Amei de paixão vc ter visitado meu cantinho e ter deixado um recadinho tão lindo. E olha queridona, não precisa se desculpar por nada, pois eu é q estava no atraso e deveria ter conseguido tempo para te enviar o mimo antes. ;D
    E gentem, q passarinho mais fofinho. Não acredito q seja 'mal agouro,. Prefiro acreditar q seja Deus alegrando e iluminado ainda mais os seus dias.
    Bjão no coração e uma semana abençoada para tds nós. ;D

    ResponderExcluir
  24. Anita, qto tempo. Menina, nao dou conta mais,no inicio era uma beleza, postava, visitava as blogueiras amigas, xeretava por tudo qto é canto. Agora, mal consigo postar. Mas, sabe que nunca tive um passaro? Acho lindos mas nao entendo nadica de nada.
    bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia amiga, tive que voltar hoje aqui para te contar o acontecido de hoje!! Na hora, lembrei de vc;..lembra que te falei ontem de um passarinho que vem pegar gravetos no meu xaxim? Pois é, hoje de manhã, abri a porta para colocar meu filho na perua e não é que o bichinho entrou na minha sala? E foi pra cozinha, e ficou nos meus quadros de tapeçaria,,rs uma confusão, até que consegui colocá-lo pra fora.Mais uma benção do dia....bj s bjs......

    ResponderExcluir
  26. Olha Anita é melhor achar que são good vibes mesmo né! Melhor acreditar que o passarinho é uma criatura de Deus e sendo tão lindinho assim só pode trazer boas energias.
    bjos
    Maysa

    ResponderExcluir
  27. Oi.
    Tudo bem?
    Olha, pássaros trazem boas energias! Bons presságios! Ainda mais uma coisita dessa, com cores tão alegres!
    A gente aqui, conhece mesmo como caga sebo, vc não tá enganada. E ele só trará alegria, tenha certeza!!!
    Bjosss, querida.

    www.rimariano.blogspot.com - Meus escritos

    ResponderExcluir
  28. Oi Anita,
    Acredite que são criaturinhas de Deus, como a gente!!...
    Eu costumo colocar bebedouro p/ o beija- flor,(que eu amo!!) e eles tbm bebem, fazem a maoir confusão, e junta um monte. Acho uma graça, pq tem um, mais íntimo ou atrevidinho, que fica cantando e se aproxima da janela da cozinha, como quem está pedindo p/ por mais água!!! Ele só sossega quando finalmente reabasteço o bebedouro....nós até conversamos!!!kkkkkkk
    Na verdade o encrenqueiro é o beija flor, que qd chega põe todo mundo prá correr, ou melhor voar!!!! Bjs

    ResponderExcluir

O que me impulsiona a preparar cada postagem, é saber que você vai vir... vai ler... e vai comentar... Obrigada!