22/11/2010

Dia da Gratidão!!!

Dia de Ação de graças/ Thanksgiving Day
Well, vamos começar em inglês já que a grande maioria das pessoas pensa que o Dia de Ação de Graças é uma comemoração exclusiva dos Estados Unidos, mas não é não tá????
A diferença é que lá foi instituído feriado nacional para essa data e em outros países como o Brasil não.

O Dia de Ação de Graças não está ligado a uma religião específica e as pessoas podem celebrá-lo da maneira como quiserem. As únicas tradições essenciais são fazer uma refeição com amigos ou com a família e agradecer pelo que se tem.
Por ser o peru, o principal prato típico dessa celebração, o Dia de Ação de Graças possui o apelido de "Dia do Peru" (turkey day).

E se você não sabe... nBrasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco
E em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro. 
Isso significa que esse ano cairá na próxima 5ª feira, dia 25/11.
Você pode estar achando que isso é querer copiar a tradição de outro país, mas aí eu repito o que a querida Pepa falou "De mais a mais, copiar o que é legal e bonito, poooode, rsrsrs..."
 Vou até mostrar os biscoitinhos fofos que ela fez no formato de peruzito pra reunir a família e celebrar essa ocasião. Olha ele aqui ó
Se você não conhece a Pepa passa lá no http://otachodapepa.blogspot.com/ que você vai amar o humor contagiante dessa blogueira.

Sou partidária de dar Graças à Deus, todos os dias... mas é sempre bom existir uma data destinada a reunir a família e os amigos para que essa gratidão seja expressada e verbalizada, ou mesmo pra que possamos refletir...
Quem sabe você esteja chegando ao final do ano sem ter percebido quantos motivos você tem para dar Graças ao Criador...
Que tal começar a pensar sobre as Graças recebidas  e preparar ao menos um lanchinho para resgatar essa data tão importante e muito esquecida por nós brasileiros e  refletir e orar junto a família e os amigos nessa próxima 5ª feira?
Uma coisa que aprendi no decorrer da vida é que até mesmo nas Tempestades você deve dar Graças à Deus, porque é a partir de muitas delas que se cresce e se ganha força para depois viver os dias ensolarados.
Pense nisso!!!

Salmo 138
  1. Render-te-ei graças, SENHOR, de todo o meu coração; na presença dos poderosos te cantarei louvores.
  2. Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra.
  3. No dia em que eu clamei, tu me acudiste e alentaste a força de minha alma.
  4. Render-te-ão graças, ó SENHOR, todos os reis da terra, quando ouvirem as palavras da tua boca,
  5. e cantarão os caminhos do SENHOR, pois grande é a glória do SENHOR.
  6. O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe.
  7. Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva.
  8. O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo; a tua misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.

Tenho muita satisfação em tornar público o meu testemunho da GRAÇA MISERICORDIOSA DE DEUS em minha vida.



Beijitos







15 comentários:

  1. OI ANITA, A ALGUNS ANOS ATRÁS CAIU BEM NO DIA DO MEU ANIVERSÁRIO, É BOM QUE JÁ APROVEITO PRA AGRADECER POR TER NASCIDO NÉ? BEIJOCAS E ÓTIMA SEMANA...

    ResponderExcluir
  2. Incrível!

    Hoje mesmo deixei meu comentário lá na Pepa!

    Achei o máximo ela comemorar o "Dia de Ação de Graças"... E agora vindo te visitar: "Ação de Graças"!

    Tb vou comemorar... Aaahhh... Se vou!

    E o salmo!?... Vou copiar e passar para todos os meus!

    Obrigada Anita, e se não for possível falar contigo até lá... Um feliz "Dia de Ação de Graças" para vc e para todos os que por aqui passarem!!

    Obrigada... Obrigada por um post tão lindo!

    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. Ah, Anita, que post lindo ( e não é por que me cita, cof, cof... tô me achando, rsrssr)
    Mas principalmente pela net ser um veículo que difunde tantas coisas (ás vezes, tão inútil) que é mesmo legal se a gente espalhar o que é bom !!
    Preciso dizer que amodorei ???

    Então, eu amodorei demais !!

    Bjus 1000

    ResponderExcluir
  4. Oi Anita,
    que legal o post, também sou a favor dessa comemoração. De agradecer a Deus tudo que Ele nos deu durante o ano.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. ¡Hola Anita,

    gracias por compartir las tradiciones, aquí en Argentina no lo celebramos al día acción de gracias. Pero siempre en la vida tenemos que ser agradecidos, cada uno a nuestro Dios, y también ser agradecidos con nuestros amigos y personas que nos rodean.
    Yo estoy agradecida a tí por tu amistad de blog.
    Te mando muchos cariños!

    http://www.amigasdelscrapbooking.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Anita, você tem razão. Não se trata de copiar mas, se a idéia é boa, por que não fazê-lo? Pode ser qualquer outro dia, como pode ser com mais frequência. Quanto mais agradecidos nós formos, melhor para nós e para todos.

    Pois bem, lógico que vim ver suas flores de isopor, ficaram lindas!! Vem cá, vc já colou tecido em isopor? Se sim, com que cola? Tentei ontem mas não deu certo.

    Menina, que grata surpresa!! Fui postar este comentário e vi o comentário anterior. Autora: Brechó Recicle Online!! Como assim, e eu não conhecia??? Fui conhecer e adorei o blog da Paula, já virei fã.

    Um abraço, Anita, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Por tudo o que tens feito,por tudo que vas fazer,por tuas promessas e tudo que és eu quero te AGRADECER com todo meu ser....
    Letra de um louvor que gosto muito.
    Beijos linda,que Deus continue te abençoando sempre.

    ResponderExcluir
  8. Q lindo!
    Fiquei super emocionada...agumas lágrimas rolaram e nossos corações se uniram mais uma vez!!!
    Agradecidas a Deus, sempre, né?

    Mil bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Anita!!!
    Amei o que você escreveu!!
    Temos que pensar em tudo o que Deus faz e fez por nós todos os dias, assim vamos parar de reclamar tanto, né!!
    Deus é maravilhoso!!!!
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  10. Anita,

    Eu tardo, mas não falho, kkk, estou de volta, pelo menos assim espero, essa semana vou ficar de molho porque meu médico pediu para eu desacelerar um pouco, mas semana que vem começa tudo de novo sem previsão de parar até o dia 15 de dezembro, mas é assim que é bom, bastante coisas para fazer e muito para se divertir, até parece. Adorei esse negócio de Dia de Graças, acho ótimo um momento específico para fazer aquilo que deveríamos fazer todos os dias, mas que a rotina não nos permite, muitas vezes.
    Estava com saudades daqui, Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Anita,
    Você sempre bem informada, rsrsrs
    Porém, o dia de ação de graças dos americanos, se deve também ao dia em que os peregrinos encontraram os índios. Em alguns programas de tv americanos, você até pode perceber o tom de brincadeira e ironia que alguns tem, pois dizem que nesse dia os peregrinos roubaram tudo o que eram dos índios.
    Enfim, toda cultura tem seus 2 lados, rsrsrs
    Mas o mais importante é mesmo a tradição de agradecer, que ás vezes nós não temos.
    Eu mesmo falho algumas vezes, eu peço, mas depois esqueço de agradecer!
    bjs.

    ResponderExcluir
  12. Deus se alegra com a gratidão dos nossos corações, sempre!
    Beijos carinhosos,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Anita.

    Não sei de onde você tirou todas as referências para este post,tentei acessar o blog que você citou mas ele não abriu para que eu pudesse ler.
    Mas o dia de Ação de Graça dos americanos é praticamente uma piada, bem como disse a Elza. Tenho um sobrinho filho de americano e é claro que eles comemoram essa data, mas a festividade(hoje em dia) está mais no fato de poder juntar toda a família neste feriado, do que realmente dar valor à data.

    O feriado está ligado ao fato histórico de que os ingleses após desembarcar nos EUA se aproximaram de uma tribo de índios para que pudessem conhecer o clima e o modo de vida daquele novo "mundo". Para os ingleses era difícil aprender a conviver com o frio do deserto e as intempéries em geral. E ao começar a construção da "vila" precisavam saber os períodos certos, que permitissem plantar e que pudessem colher os frutos dessa terra. Para adquirir esse conhecimento eles trocavam presentes com os índios e mantinham uma suposta relação de amizade e respeito.

    Após conseguirem fazer a 1º colheita com sucesso o governador da vila decidiu declarar feriado aquela data, e dedicou esse feriado à Deus como forma de agradecimento pela suas lavouras e criações de animais.

    Só que.....
    depois da comemoração dessa data, os ingleses que já tinham algumas desavenças por causa de terras com os índios, decidiram partir para o ataque e entraram em conflito com os índios, praticamente os expulsando de suas terras. Aqueles que tentavam resistir acabavam mortos.

    Então essa é a piada desta data: dar graças à Deus pela oportunidade de dominar, prosperar e expulsar os nativos daquelas terras.
    E isso é até hoje um comportamento típico de americano, ser bem sucedido a qualquer custo.

    Não importa como você chegará ao sucesso, o importante é ser bem sucedido. Se você tem que tomar o lugar de alguém ou dispensar um pai de família, eles fazem sem nem um pingo de culpa ou compaixão.
    Afinal tempo é dinheiro. E você nunca pode perder tempo com alguém ou algo que não vai lhe render lucros.

    $$$$$$$$$$$$$$$$$

    PS: Você notou semelhança entre os ingleses e os portugueses que chegaram ao Brasil????

    ResponderExcluir
  14. Olá Anita.

    Não sei de onde você tirou todas as referências para este post,tentei acessar o blog que você citou mas ele não abriu para que eu pudesse ler.
    Mas o dia de Ação de Graça dos americanos é praticamente uma piada, bem como disse a Elza. Tenho um sobrinho filho de americano e é claro que eles comemoram essa data, mas a festividade(hoje em dia) está mais no fato de poder juntar toda a família neste feriado, do que realmente dar valor à data.

    O feriado está ligado ao fato histórico de que os ingleses após desembarcar nos EUA se aproximaram de uma tribo de índios para que pudessem conhecer o clima e o modo de vida daquele novo "mundo". Para os ingleses era difícil aprender a conviver com o frio do deserto e as intempéries em geral. E ao começar a construção da "vila" precisavam saber os períodos certos, que permitissem plantar e que pudessem colher os frutos dessa terra. Para adquirir esse conhecimento eles trocavam presentes com os índios e mantinham uma suposta relação de amizade e respeito.

    Após conseguirem fazer a 1º colheita com sucesso o governador da vila decidiu declarar feriado aquela data, e dedicou esse feriado à Deus como forma de agradecimento pela suas lavouras e criações de animais.

    Só que.....
    depois da comemoração dessa data, os ingleses que já tinham algumas desavenças por causa de terras com os índios, decidiram partir para o ataque e entraram em conflito com os índios, praticamente os expulsando de suas terras. Aqueles que tentavam resistir acabavam mortos.

    Então essa é a piada desta data: dar graças à Deus pela oportunidade de dominar, prosperar e expulsar os nativos daquelas terras.
    E isso é até hoje um comportamento típico de americano, ser bem sucedido a qualquer custo.

    Não importa como você chegará ao sucesso, o importante é ser bem sucedido. Se você tem que tomar o lugar de alguém ou dispensar um pai de família, eles fazem sem nem um pingo de culpa ou compaixão.
    Afinal tempo é dinheiro. E você nunca pode perder tempo com alguém ou algo que não vai lhe render lucros.

    $$$$$$$$$$$$$$$$$

    PS: Você notou semelhança entre os ingleses e os portugueses que chegaram ao Brasil????

    ResponderExcluir
  15. Amém, Anita, que lindo você lembrar do dia de ação de graças,as pessoas nem ligam mais para isto,mas só nos resta agradecer e agradecer.
    Bjos querida tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir

O que me impulsiona a preparar cada postagem, é saber que você vai vir... vai ler... e vai comentar... Obrigada!