26/11/2010

Bullying e Cyberbullying !



Este Blog é contra o Bullying!!!

Recebi da querida Andreia Lica a indicação para ser uma das divulgadoras do assunto.


Lica me ofereceu o selo com as seguintes regras:
1- Explicar o que é bullying.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão.
Para esclarecimentos mais precisos, por se tratar de assunto sério e específico, fui buscar mais informações aqui.

Todo mundo que convive com crianças e jovens sabe como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas "imperfeições" - e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome:bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como "intimidar" ou "amedrontar"). Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica.
O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
 Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying. Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo.
 O cyberbullying ainda mais cruel que o bullyingtradicional. As razões??? Essas abaixo.
- No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo todo.
- Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via celular - e muitas vezes se expõem mais do que devem.
- A tecnologia permite que, em alguns casos, seja muito difícil identificar o(s) agressor(es), o que aumenta a sensação de impotência. 
“É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro "Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz" .
Ilustração: Alice Vasconcellos


Quando se trata de bullying cyberbullying, é comum pensar que há apenas dois envolvidos: a vítima e o agressor. Mas os especialistas alertam para um terceiro personagem fundamental: o espectador

Espectador 
Nem sempre reconhecido como personagem atuante em uma agressão, é fundamental para a continuidade do conflito. O espectador típico é uma testemunha dos fatos: não sai em defesa da vítima nem se junta aos agressores. Quando recebe uma mensagem, não repassa. Essa atitude passiva ocorre por medo de também ser alvo de ataques ou por falta de iniciativa para tomar partido. "O espectador pode ter senso de justiça, mas não indignação suficiente para assumir uma posição clara". Também considerados espectadores, há os que atuam como uma plateia ativa ou uma torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo. Eles retransmitem imagens ou fofocas, tornando-se coautores ou corresponsáveis.

2. Contar se você já passou por isso ou não.Se sim (e você estiver a vontade) conte sua historia . Caso contrário expresse sua opinião sobre o assunto:
Felizmente nunca passei por isso, tenho 2 filhos (14 e 21), que também nunca sofreram com essa situação, mas penso se tratar de uma das formas mais perversas de agressão, pois na grande maioria das vezes a vítima por se tratar de um(a) jovem imaturo pode sofrer com isso de forma silenciosa por muito tempo, por vergonha de desabafar até mesmo com seus familiares, o que pode gerar estragos emocionais em grandes proporções.  
Quando não observado, compartilhado e tratado em tempo pode ir ao ponto da vítima cometer o suicídio, por isso considero muito importante que nós, como pais  estejamos atentos e procuremos desestimular qualquer tipo de participação de nossos filhos nesses tipos de situação, mesmo que seja como "simples" espectador . Devemos conversar e esclarecer a eles as sequelas que podem ser deixadas em quem sofre com este tipo de agressão.
E nunca esqueçam:

3- Divulgar o link do blog que deu início a circulação do selo.

4-Indicar mais 6 blogs que você acha que vão aderir a esta campanha.

Esses blogs que eu citei são os que acredito que darão continuidade, mas quanto mais pessoas estiverem mobilizadas melhor, então se você deseja divulgar esteja a vontade. 
E se você que eu indiquei não se sentir a vontade para fazer a divulgação, esteja a vontade também.

Beijitos

12 comentários:

  1. Oi querida, muito obrigada por confiar em mim para dar continuidade sobre esse tema tão importante!
    Com certeza irei preparar minha postagem!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. ¡Hola Anita,

    vine a agradecerte tus visitas tan cariñosas. Me gustó el post sobre la no violencia infantil, muy cierto. El daño que se les hace a los niños queda marcado para toda la vida.
    Que tengas un lindo fin de semana.
    Cariños!

    http://www.amigasdelscrapbooking.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,hj é o meu tico e o teco que a essa hora já não está funcionando direito,hehehe...mas meu humor continua ótimo, só com muito sono. Tenho estado ocupada demais da conta, sem tempo de responder as visitinhas de vcs, arranjei uma babá que veio só 2 dias, hj já nem veio. Aí depois da Liz, minha prioridade é vender as roupas, mas com bebê pendurado no colo é um desafio. No começo de dezembro estarei indo à SP de novo.Ôba!!! E amanhã irei à Cobija, talvez eu encontre a bendita saia da árvore, pq estou sem tempo p fazer uma.Vai toda a mulherada da família,as grandes, até a Liz e menos a Raquel e a Helena.
    Quero ver seu bauzinho depois, com certeza ficou lindo com o galhinho prata.
    Beijos carinhosos e bom final de semana.
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Anita querida , obrigada pela confiança . apesar de ter algumas dificuldades na lida com o computador , farei com prazer minha postagem.Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Anita,

    Otimo post e gostei muito sobre a citação do ciberbullying. Acho que é importante conscientizar a todos.

    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Ah...Anita só vc mesmo, pra me fazer contar a "minha" história a esse respeito...lá vou eu preparar um post!

    Mil bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Boa tarde, vim fazer meu passeio básico do dia,
    Amei a idéia de publicar o post sobre buling, parabéns pela iniciativa.
    Nãofui escolhida para divulgar, mas assino embaixo também.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Anita, não tem problema não, eu vi o da Lica Também e o da Elaine Gaspareto muito bom dê uma olhadinha depois, eu disse que apoio e depois vou postar também, porque acho muito importante este assunto, leia o da Rejane blog Um Pouco de Mim tem umas infomações cabeludas lá você vai ver.
    Um cheiro e linda tarde

    ResponderExcluir
  9. Posso levar esta jarrinha branca que está na barrinha lateral esquerda em baixo do Cristo de braços abertos para mim, de presente de natal? bjinho rsrsrsr

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga!

    Que bom saber que vc está online tb... Rs

    Sabe que nunca coçei a barriga do
    Buda... Rsrsrs... Será?!... Quem sabe néh!? -"Se não fizer mal a ninguém...Que mal tem"???...Hahahah

    Brincadeiras a parte... Esse seu post é muito importante! Já tive esse tipo de problema na família, e só Deus sabe, como fiquei!! Jesus!!!

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Agora vou para Sampa... Tenho festa Árabe e vou visitar mamys!

    Bom sábado... Fui ...

    ResponderExcluir
  11. Ei anjinha Anita!!!!Eu fiz um post sobre bullyng, nós estudamos e eu postei, muito importante divulgar sim. Bom finde pra você também e descanse, afinal voc~e está sem secretária não é mesmo????Bjks. Bela.
    www.anjinhasdegloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá me chamo Alice e estou escrevendo em anonimo pq é a primeira vez q visito esse blog, eu estou fazendo uma pesquisa pois sou psicóloga infantil tenho 25 anos, e ja passei por bullying, bom meu caso foi leve, mas eu era extremamente sensivel e me derrubava de choro, quando tinha 10 anos, tudo era otimo, estudava num colégio divertido, tinha duas melhores amigas fiéis e divertidas, e era incrivelmente aberta, até q me mudei de colégio, para uma escola com outro metodo de ensino, mais urbano, em vez de ecologico, no inicio nao tive dificuldades para me inturmar, mas comecei a me sentir cada vez mais diferente, fui me esolando e fiz outra amiga, mudamos para outro turno juntas, e ela conheceu duas garotas, a minha amiga(P.S o nome dela era Rebeca esqueci de dizer) começou a me excluir, e mudou muito a personalidade, ficou andando mais com as outras, eu gostava da Rebeca e de uma das meninas, a mais timida que era legal, ela nao praticava bullying e era divertida, já a outra que era como se fosse a "líder" parecia me odiar, no inicio foi pior, ela zoava de minha voz, me excluia dos trabalhos, etc depois ela ate q melhorou, mas ainda mostrava odio por mim, depois a Rebeca em algumas aulas ficaca quetinha e eu e a garota q me odiava me davamos bem sem ela, pois a Rebeca zoava de mim para impressionar a má, e a má me mostrou q tbm so zoava de mim pra se dar bem com a Rebeca, bom eu comecei a ter problemas de auto-estima, fiquei timida, e tinha medo de comunicar aos meus pais, Rebeca ainda falava comigo pelo menos, ja a outra garota, parou de se comunicar comigo, tive q infelizmente sofrer calada por minha decisao, mas eu tinha pais maravilhosos, uma linda casa, uma irmazinha incrivel super brincalhona, um quarto aconcheigante, uma bela piscina, e aprendi a nao ligar pra esse colégio, ia sofrer so umas horinhas lá, depois tinha a vida pela frente, me concentrei cada vez mais nas notas, e fui aluna de destaque, apesar de ser sempre quase a ultima a ser escolhida na ed.fisica eu me diverti, e quero mostrar para o mundo todo, tanto para as crianças quanto para os adultos, q somos capazes de superar tudo se olharmos para o lado bom de tudo, e foi isso q me tornou o que sou hoje

    ResponderExcluir

O que me impulsiona a preparar cada postagem, é saber que você vai vir... vai ler... e vai comentar... Obrigada!